sábado, 12 de dezembro de 2009

Artesnato indígena

Marido chegou de Manaus e trouxe mais do que jóias pra mim, trouxe artesanato indígena, de várias tribos e localidades do Amazonas.
Acho que ele se inspirou na "Claudinha Balangandã" de uns 20 e poucos anos atrás. Posso até não ser mais a mesma Claudinha, mas continuo "balangandã". Essas peças valem pra mim mais que o ouro que ele pudesse trazer de lá, nessa semana em que foi e eu fiquei, mesmo porque ele é mais pra ar condicionado do que pra mato e quem não entra no mato não encontra ouro, nem prata, nem carvão, nem açaí, nem babaçu, nem piaçava... então, saí no lucro de qualquer maneira.
 
 Descrição dos materiais, tribo e artesão: Colar com um gavião desenhado- feito com sementes de morocotó, encontrado no ecoshop, sem descrição de artesão; bolsa pequena - etnia Tikuna, família linguistica Tikuna, localização ás margens do rio Solimões, quilombos Tikuna e Maguta, material fibra de tucum, confecção homens e mulheres; Colar preto - Nação Apurinã_ , material tucumã, confecção homesn e mulheres; Descanso de copo - associação Tucumarte, família linguística diversas, localização urucureá, rio Arapiuns, Santarém PA, material palha de Tucumã, confecção mulheres; Porta anel - União das Mulheres Atesãs Indígenas, família linguística diversas, autodenominação Diversas, localização Santa Isabel do Rio Negro, material fibra de piaçava (cipó), confecção mulheres; Pulseira de palha - sem etiqueta; Anéis e Pau na greta Boto - sem etiqueta; Chaveiro de tartaruga - yahyah de tanta empolgação arrancou a etiqueta, quando eu achar, porque guardei, descrevo. O livro é uma história à parte, fala dos significados dos traços indígenas em seus artefatos.
Marido voltou, já se fosse eu lá tenho minhas dúvidas... Clau_dindia!

links para visita: www.tucumarte.org
                        tucumarteamazonia@gmail.com
                       www.ecoshop.com.br


2 comentários:

  1. Claudinha,
    pela 1a vez aqui... A - m - e - i seu blog!
    Voltarei com mais calma p/ apreciar melhor.
    mulher danada, vc!
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Dianne!
    Volta sim, é sempre bom ter gente que traz uma boa energia passando por aqui.
    Valeu!
    Cláu

    ResponderExcluir