segunda-feira, 3 de maio de 2010

Rami

O rami (Boehmeria nivea) é uma planta  nativa da Ásia Oriental, que cresce a alturas de até 1 a 2,5 metros. Suas folhas têm forma de coração, com 7 a 15 cm de comprimento e 6 a 12 cm de largura.  O rami verdadeiro (erva da China ou rami branco) é a variedade cultivada na China. Conhece-se um segundo tipo, conhecido como rami verde que se crê ser originário da Península Malaia. Este tipo possui folhas menores, verdes na face inferior, enquanto que as espécies anteriores possuem cor branca em sua face inferior devido a "pelos".  
O Rami foi introduzido no Braisl em 1939, no sul do estado de são Paulo.
O rami pode ser utilizado em diversos segmentos: fabricação de tecidos, cordas e barbantes, como também pode gerar a celulose para a produção de papel moeda, devido à sua resistência. Além disso, pode ser empregada, como reforço interno, na fabricação de mangueiras, pneus, fios de pára-quedas, etc. 



                                           Pendente de rami e papel artesanal trançado


Mais abrasivo que o linho,  seus tecidos são mais ásperos e menos agradáveis ao uso, contudo através de processos de acabamento e/ou misturas com algumas fibras sintéticas esse desconforto pode ser bem minimizado.Os tecidos de rami têm boa aceitação no mercado, podendo ser considerados como um produto substituto muito próximo do linho, sendo de menor qualidade, mas com a vantagem de ser relativamente mais barato. No Brasil é vendido ao consumidor como se fosse linho ou com o nome de "linho rami", pois dificilmente as pessoas comuns conseguem distinguir o rami do linho, seja sob a forma de roupa pronta ou de tecido para ser confeccionado. 
                                                                                                                                                                                                                                                   

                                                   brincos de rami Silvia Cristina Del Nero


Fat bag feita com rami


 

O rami apresenta uma  característica importante comparado a qualquer outra fibra vegetal, tem grande vantagem na retenção de corantes. 

Beijos
Cláu
Purabussa também é cultura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário